sábado, 28 de julho de 2012


Biografia - Carl Maxie Brashear

brashear001
brashear002
Carl Maxie Brashear nasceu em 19 de janeiro de 1931 e foi o primeiro americano negro a se formar como mergulhador da marinha dos EUA na década de 50. No ano 2000, a história de Brashear foi retratada no filme Homens de Honra, interpretado por Cuba Gooding Jr.
Filho de lavrador, Brashear nasceu na estrada de Tonieville no condado de Larue estado de Kentucky.
Alistou-se na marinha americana em 25 de fevereiro de 1948 e foi graduado pela escola de mergulho da marinha dos EUA em 1954. Na verdade, ele não foi o primeiro mergulhador afro-descendente da marinha americana, e sim foi o primeiro a se graduar pela escola de mergulho e salvamento da marinha. Na segunda guerra mundial havia três mergulhadores negros na marinha dos EUA, entretanto, nenhum deles alcançou o status de Master Diver da marinha americana. Carl Brashear o primeiro americano negro a se formar Master Diver pela marinha do EUA. Ele também foi o primeiro mergulhador amputado a ser certificado ou re-certificado como mergulhador Master Diver.
Em janeiro de 1966, uma bomba de hidrogênio foi perdida na costa de Palomares na Espanha, após dois aviões da força aérea americana colidir durante uma tentativa de reabastecimento. A marinha foi chamada para a busca e recuperação da bomba, e após de meses e meio de busca, a bomba foi recuperada.
No dia 23 de março de 1966, brashear003durante uma operação de resgate, um cabo do rebocador arrebentou causando um golpe brutal na perna esquerda de Brashear logo abaixo do seu joelho, o que logo depois ocasionou a sua amputação. Ele foi retirado e levado a base aérea de Torrejon na Espanha, e depois para Wiesbaden na Alemanha, e finalmente para o hospital naval de Portsmouth na Virginia. Após um processo de infecção e necrose, encarando anos de recuperação, Brashear convenceu o médico a amputar de parte da sua perna. Brashear manteve-se no centro médico regional naval em Portsmouth desde maio de 1966 até março de 1967 durante sua recuperação e reabilitação. De março de 1967 a março de 1968, Comandante-Chefe Brashear foi designado para a unidade 2 da escola de mergulho de Harbor Clearance,preparando-se para retornar à plena atividade do ofício do mergulho. Em abril de 1968, após um longo empenho, ele se tornou o primeiro mergulhador certificado amputado. No ano de 1970, ele se tornou o primeiro americano negro formado Master Divers pela marinha, e serviu por mais de 10 anos, e também se tornou Contramestre Oficial em 1971. Brashear aposentou-se pela marinha dos EUA em 1979 como Comandante-Chefe Oficial (E-9) e Master Diver. Depois ele serviu como empregado civil para o governo na estação naval de Norfolk, na Virgínia e aposentou-se com o posto de GS-11.

Brashear casou-se por três vezes: com Junetta Wilcoxson em 1952; divorciou-se em 1978, com Hattie R. Elam em 1980; divorciou-se em 1983, e com Jeanette A. Brundage em 1985; divorciou-se em 1987. Teve quatro filhos: Shazanta, Dawayne, Phillip e Patrick. O sobrinho de Brashear é jogador de hockey do Washington Capitals, Donald Brashear.
Brashear morreu de insuficiência cardio-respiratória no centro médico naval de Portsmouth na Virgínia em 25 de julho de 2006.
brashear004

2 comentários: